- A própria imposição de que a matemática é difícil.
- O problema da matemática ser totalmente abstrata.
- Dificuldade do aluno em interpretar um exercício.
- A falta de objetividade por parte de alguns professores.
- Ausência da continuidade dos estudos pós-aula por parte dos alunos, etc.
Um dos maiores problemas está na dificuldade da leitura e interpretação, onde a relação interdisciplinar entre a língua portuguesa e todas as demais disciplinas escolares, não existe aos olhos dos alunos, fazendo com que o raciocínio lógico não ocorra. Infelizmente ainda percebe-se em alguns casos a falta de objetivo ou foco de profissionais da educação, muitas vezes por desmotivação ou até comodismo, ou seja, aquela garra pela profissão já se acabou, não existe mais a vontade de reciclar conceitos ou atualizar-se com cursos de extensão e etc.
Outro grande vilão dessa análise é a falta de estudo do aluno no pós-aula, ou seja, muitos alunos ao retornarem para suas casas, após as aulas no colégio, não fazem uma revisão das aulas vistas naquele dia, deixando para trás a chance de assimilar todos os conceitos e até mesmo não levantando possíveis dúvidas que possam surgir durante a resolução de exercícios.
Com esta breve descrição de alguns fatores que direta ou indiretamente afetam a aprendizagem da matemática, podemos perceber que na realidade a matemática em sí não é de toda vilã e sim as condições que a cercam. Portanto, podemos quebrar essa barreira encarando a matemática com outros olhos e aprender muito mais com esta ciência que na realidade é uma ferramenta que ajuda outras ciências a explicar os fenômenos do universo.
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