sábado, 3 de abril de 2010

Dificuldade de entender a Matemática

A matemática é vista por muitos como sendo a matéria vilã da escola, porém, existem alguns fatores que influenciam na dificuldade de entender a matemática:
  1. A própria imposição de que a matemática é difícil.
  2. O problema da matemática ser totalmente abstrata.
  3. Dificuldade do aluno em interpretar um exercício.
  4. A falta de objetividade por parte de alguns professores.
  5. Ausência da continuidade dos estudos pós-aula por parte dos alunos, etc.
O primeiro fator está relacionado diretamente com familiares, amigos e até mesmo por profissionais da educação, que acabam passando a ideia e as vezes até assustando o aluno dizendo a seguinte frase tão antiga que até parece milenar "a matemática é muito difícil, se você não estudar muito, vai repetir de ano", creio que quase todos já passaram por isso. Já o segundo fator não é difícil de se compreender, pois a matemática é abstrata, não podemos "pegar" a matemática, trabalhamos com fundamentos e teorias através de representações e simbologia, e ainda assim ela é uma ciência exata.
Um dos maiores problemas está na dificuldade da leitura e interpretação, onde a relação interdisciplinar entre a língua portuguesa e todas as demais disciplinas escolares, não existe aos olhos dos alunos, fazendo com que o raciocínio lógico não ocorra. Infelizmente ainda percebe-se em alguns casos a falta de objetivo ou foco de profissionais da educação, muitas vezes por desmotivação ou até comodismo, ou seja, aquela garra pela profissão já se acabou, não existe mais a vontade de reciclar conceitos ou atualizar-se com cursos de extensão e etc.
Outro grande vilão dessa análise é a falta de estudo do aluno no pós-aula, ou seja, muitos alunos ao retornarem para suas casas, após as aulas no colégio, não fazem uma revisão das aulas vistas naquele dia, deixando para trás a chance de assimilar todos os conceitos e até mesmo não levantando possíveis dúvidas que possam surgir durante a resolução de exercícios.
Com esta breve descrição de alguns fatores que direta ou indiretamente afetam a aprendizagem da matemática, podemos perceber que na realidade a matemática em sí não é de toda vilã e sim as condições que a cercam. Portanto, podemos quebrar essa barreira encarando a matemática com outros olhos e aprender muito mais com esta ciência que na realidade é uma ferramenta que ajuda outras ciências a explicar os fenômenos do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário