domingo, 4 de abril de 2010

Raiz quadrada e Raiz cúbica

Quando falamos em raiz quadrada ou até mesmo em raiz cúbica muitas pessoas ficam apavoradas achando ser uma operação matemática extremamente complicada, quando não, fazem uma indagação satírica como essa "Quem foi que inventou isso, só pode ter sido um louco, pois uma pessoa normal não faria isso", pois é, se todos soubessem que é muito mais simples do que parece, não achariam difícil, olhem só esta curiosidade:
Todos sabem o que é área de um terreno, de uma casa, de uma praça e etc, suponhamos que algum parente ou amigo comprou um terreno quadrado e que ele não sabe a medida do lado desse terreno quadrado, e obviamente essa pessoa não tem uma trena para medir, porém ela sabe que, no ato da compra lhe foi informado que a área desse terreno é de 400 m². Como saber o lado desse terreno quadrado, quando temos somente a área de 400 m²? Simples, se calcularmos a raiz quadrada de 400 teremos como resultado 20, então esse terreno quadrado é de 20 m x 20 m, ou seja, com esse exemplo podemos concluir que a raiz quadrada está ligada diretamente ao cálculo de área, onde o radicando é o valor da área e o resultado da raiz é o lado do quadrado, lembrando que para raiz quadrada estamos falando em uma área de figura plana quadrada cujo os quatros lados são iguais.

Após desvendar o "segredo" da raiz quadrada, vamos agora falar um pouco da raiz cúbica, já que a raiz quadrada está ligada ao cálculo da área, a raiz cúbica está ligada ao cálculo de volume, e a figura só pode ser um cubo, onde as suas arestas (lados) devem ser de mesma medida, exemplo:

Uma pessoa quer comprar uma caixa de água com 125 m³, porém, como saber a medida das arestas (lados)? Por se tratar de um cubo, basta conhecer um dos lados e já sabemos os demais. Novamente é muito simples, se calcularmos a raiz cúbica de 125 teremos como resultado 5, então a caixa de água possui como lados a medida de 5 m , então o cálculo de raiz cúbica nada mais é do que um cálculo de volume, já que o radicando é o volume do cubo em questão e a resposta da raiz cúbica é o lado do cubo. Então se associarmos a raiz quadrada com área e raiz cúbica com volume, fica muito mais fácil de encarar esses "monstros" da matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário